A literatura brasileira é uma das mais ricas em todo o cenário mundial. Pensando nisso, a amante da literatura nacional, Deise Zuqui, neste artigo, fala um pouco sobre os clássicos que, até hoje, arrancam suspiros e teorias sobre as mensagens passadas por seus autores. Ficou interessado e quer saber quais livros são esses? Então, continue a leitura e mate a sua curiosidade!
A literatura nacional
Antes de mais nada, Deise Zuqui nos explica que os primeiros registros da literatura nacional, datam o ano de 1500 com a chegada dos portugueses no Brasil. Isso porque as sociedades que viviam neste território eram ágrafas, ou seja, não possuíam representação escrita, toda comunicação era feita oralmente, bem como a difusão das tradições de cada povo.
Ainda nesse sentido, a produção literária nacional teve início com as cartas dos portugueses sobre as primeiras impressões que tiveram ao chegarem no Brasil. Entretanto, boa parte desses escritos são considerados diários e documentos históricos, são importantes para entendermos o fazer literário que adentrou o país nos séculos seguintes até a atualidade.
Clássicos da literatura nacional
Abaixo, você poderá conferir a lista de clássicos nacionais feita por Deise Zuqui.
- Macunaíma – Mário de Andrade (1928)
Uma boa pedida para quem gosta de livros que misturam romance e ficção,”Macunaíma”, escrito por Mário de Andrade, é um dos grandes marcos do movimento modernista no país. Nele, você poderá encontrar um autor que exalta as características malandras de seu personagem principal que fora nascido na selva e chega à cidade transbordando heranças indígenas.
- Dom Casmurro – Machado de Assis (1899)
Para Deise Zuqui, quando falamos de clássicos que ainda causam discórdias nos dias atuais, não conseguimos não pensar em “Dom Casmurro”, escrito por Machado de Assis. Considerada uma das obras que fazem parte da Trilogia Realista do autor, o livro conta a história de Bento Santiago, desde a infância até o seu romance com Capitu, seu primeiro grande amor.
- Mar Absoluto – Cecília Meireles (1945)
De acordo com Deise Zuqui, em “Mar Absoluto” conhecemos uma seleção de poesias de uma das escritoras mais importantes da literatura brasileira: Cecília Meireles. Nele, a autora explora temas como, por exemplo, suas origens familiares portuguesas através do simbolismo do mar e a época dos descobrimentos da Coroa. Além disso, a escritora ainda aborda temas relacionados à plenitude do mar por meio de uma ótica de perigo.
- As Três Marias – Rachel de Queiroz (1939)
Do gênero de ficção, a esplêndida Rachel de Queiroz, em “As Três Marias”, conta com profundidade e delicadeza, a história de amizade entre três mulheres: Maria Francisca, Maria José e Maria Glória. No romance, de acordo com Deise Zuqui, encontramos a história e toda a jornada de vida das personagens principais, até o amadurecimento de cada uma delas e a chegada à vida adulta.
Por fim, Deise Zuqui nos lembra que essa é uma pequena lista dentre diversos livros incríveis que podemos encontrar na nossa literatura. Se você ainda não leu alguma das obras que foram citadas, vale a pena encontrar um lugar disponível em sua biblioteca para vivenciar uma nova aventura.