Mailon de Lara Vaz

Graduação em Comércio Exterior: saiba mais sobre com o empresário Mailon de Lara Vaz

Katy Meira
Katy Meira
Mailon de Lara Vaz

Você tem ideia do que se estuda na graduação de Comércio Exterior? O CEO do Grupo 1One, Mailon de Lara Vaz, explica que essa área engloba operações de compra e venda de insumos, matérias-primas e produtos entre diferentes países. Para isso, tem-se duas operações principais, a importação e a exportação, que devem ser geridas e planejadas pelo profissional do ramo. Sendo assim, se este é um assunto do seu interesse, leia este artigo até o final e se inteire do tema.

O que é o Comércio Exterior?

Sabemos que o advento da globalização — processo de intensa expansão econômica, política e cultural de abrangência mundial — permitiu que o mundo se tornasse mais conectado. Assim, a comercialização entre os países também passou a ser facilitada e mais ágil, momento este em que o Comércio Exterior se insere. Como mencionado anteriormente, essa área surge de modo a gerenciar logisticamente essas operações comerciais.

Para o empresário Mailon de Lara Vaz, o Comércio Exterior otimiza as negociações, além de fortalecer esses serviços entre empresas de diversos países. Logo, é evidente que essa área é de suma importância, pois abarca diversas atividades que proporcionam mais oportunidades de troca entre os negociantes. Vale mencionar que é fundamental para o PIB, visto que sua variação implica na balança comercial dos países em que as negociações estão sendo feitas.

Quais são as operações de comércio exterior? 

Para Mailon de Lara Vaz, as principais operações desse ramo são denominadas: siscomex, drawback, importação e exportação. Basicamente, como entende o CEO do Grupo 1One, o Siscomex é o Sistema Integrado de Comércio Exterior, sendo um instrumento para consultar as leis  e obter autorizações e licenças. Já o drawback trata-se de um regime aduaneiro que possibilita a suspensão de alguns tributos na aquisição de certos insumos.

Graduação em Comércio Exterior

Quando nos referimos ao curso de graduação de Comércio Exterior, ele pode ser oferecido como técnico, bacharelado, tecnólogo ou como especialização para algumas áreas, como: administração, gestão e negócios. Como considera o empresário Mailon de Lara Vaz, quem possui essa formação atua para mediar as relações entre compradores e operadores de diferentes países, além de pensar no gerenciamento logístico das operações efetuadas.

Dentre algumas das disciplinas estudadas no curso, estão: negociação, logística, contabilidade, legislação, etc. Nesse contexto, podemos mencionar alguns conteúdos tratados nesta graduação, estipulados pelo Inep, como: termos de comércio internacional, marketing internacional, sistema de informação de comércio exterior, responsabilidade social e ambiental, dentre outras matérias que entram no eixo de gestão e negócios.

Entende agora a importância do curso de graduação? Saiba ainda que para usufruir melhor do mercado de trabalho após sua formação, é importante que o estudante invista no conhecimento em outros idiomas, especificamente  o inglês, para que as habilidades em línguas estrangeiras sejam um diferencial e auxiliem na comunicação. Dessa forma, como explica Mailon de Lara Vaz, no final do curso o aluno será qualificado para compreender as técnicas e métodos de compra e venda de serviços e produtos entre diferentes países.

Share This Article
Leave a comment

Deixe um comentário