Manoel Conde Neto

Rotatividade de funcionários: saiba como diminuí-la em sua farmácia

Katy Meira
Katy Meira
Manoel Conde Neto

Uma dúvida comum que assola grande parte dos empreendedores é como diminuir a rotatividade dos colaboradores. O empresário Manoel Conde Neto entende que, no caso de um ramo de varejo, como a farmácia, as demissões podem prejudicar o fluxo da loja, uma vez que atrapalha o engajamento e performance da equipe, além de aumentar os gastos, visto os preços de uma nova contratação.

A rotatividade de funcionários pode ser ocasionada por diversos fatores, dentre eles: clima organizacional incoerente, administração precária, salários baixos, falta de feedbacks, infraestrutura ruim, entre outros. Do ponto de vista do proprietário da Farma Conde, Manoel Conde Neto, existem algumas ações que o empreendedor farmacêutico pode aplicar no dia a dia da farmácia que farão toda diferença nessa baixa de colaboradores.

  1. Realize a contratação de profissionais adequados ao cargo

Para o empresário Manoel Conde Neto, quando um processo seletivo é feito de maneira correta, mais simples se torna a contratação de profissionais que se enquadrem no perfil desejado pelo empreendedor. Por isso, é fundamental estudar as habilidades e aptidões de cada um, além de assegurar que sua experiência e conhecimento na área são suficientes para integrar a equipe. 

  1. Crie um ambiente agradável

Um ambiente agradável é um diferencial de peso para todo colaborador. Para uma farmácia, o ideal é pensar sempre no uso de equipamento de qualidade, proporcionar temperatura ambiente adequada, além de boa luminosidade. Esses aspectos, além de serem positivos ao colaborador, também interferem na experiência do cliente. Manoel Conde Neto também considera primordial a elaboração de um espaço de descanso em que os funcionários possam comer e descansar durante seus intervalos.

  1. Estimule a comunicação com a equipe

Uma equipe de qualidade é aquela que está alinhada e percorrendo na mesma direção para atingir os objetivos da sua farmácia. Por isso, Manoel Conde Neto entende que é essencial que o líder estimule a comunicação e incentive a participação dos colaboradores, afinal, mais do que alertá-los sobre processos e resultados, é preciso saber escutá-los também. 

  1. Aplique feedbacks

Na ótica do empresário Manoel Conde Neto, o feedback é uma excelente ferramenta na gestão de pessoas. Além de proporcionar a reflexão das ações dos colaboradores, permite a correção de falhas e incentiva a melhoria das atividades realizadas. Dessa maneira, o funcionário entenderá a sua importância para com o alcance dos objetivos da farmácia e se sentirá parte desse crescimento.

  1. Reconheça resultados positivos

Reconhecer os resultados de um trabalho de qualidade é essencial na diminuição da rotatividade em sua farmácia. Quando um colaborador é reconhecido por seus esforços, se sente mais engajado e determinado a continuar apresentando bons resultados, uma vez que seu líder valoriza suas ações. 

  1. Invista em capacitação profissional

Por fim, é importante promover a capacitação profissional e o treinamento de seus colaboradores. Manoel Conde Neto compreende essa ação como um modo de estimular o desenvolvimento profissional de cada um, além de aumentar o nível de qualidade da equipe. Essa ação é também uma forma de promover perspectiva de crescimento para os colaboradores, o que os mantém engajados e participativos nas atividades do empreendimento farmacêutico.

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