Você já ouviu falar sobre o mercado de capitais? Como assimila o investidor Valdir Agostinho Piran, essa opção de mercado serve de alternativa para empresas quando elas precisam captar recursos para direcionar à alguma atividade, como por exemplo na construção de alguma sede. Nesse contexto, o mercado de capitais auxilia no desenvolvimento e projeção de grandes empresas. Logo, se você possui interesse no assunto, siga a leitura do artigo e compreenda melhor a sua importância.
De início é importante entendermos o conceito de capital. Na visão do empresário Valdir Agostinho Piran, capital está atrelado ao fato de aplicar um bem na criação de ofertas de novos bens ou serviços, logo não engloba somente o dinheiro investido. Sendo assim, entende-se que o capital é um montante de recursos, enquanto que o mercado de capitais trata-se de um sistema no qual é negociado o dinheiro entre os seus participantes.
Como funciona o mercado de capitais?
A partir do momento que uma empresa entra na Bolsa de Valores e disponibiliza suas ações no mercado, essa etapa passa a ser denominada como oferta pública inicial de ações ou IPO (Initial Public Offering). Em seguida, dependendo do porte da empresa e de suas características internas, ela passa a poder captar uma certa quantia de recursos, uma vez que investidores passam a ter interesse em comprar os seus papéis, entrando assim na “lei da oferta e procura”.
E como fica o papel do investidor?
No mercado de capitais, por meio do IPO, o investidor tem a possibilidade de conseguir uma ação mais barata, diferentemente se ela já estivesse em circulação no mercado — submetida à operações de compra e venda na Bolsa de Valores. Assim, como assimila o investidor Valdir Agostinho Piran, há imensas vantagens em investir nesse mercado, por conta dos produtos financeiros que apresentam grandes rendimentos, em comparação com a poupança comum.
Agora que você conhece um pouco mais sobre esse mercado, ficou interessado em investir? Saiba que as instituições financeiras, no papel de corretoras, são as responsáveis por esse segmento. Logo, como acredita Valdir Agostinho Piran, de imediato é necessário que você abra uma conta em alguma corretora para iniciar suas atividades e assim, por meio delas enviar suas ordens de compra e venda de ativos.