Marcelo Madureira Montroni, a convite de nossa redação, elenca as maiores causas de dor de cabeça em razão de algum problema bucal. Acompanhe o artigo e entenda mais sobre esse assunto.
Cárie
Marcelo Madureira Montroni explica que a causa mais comum de dor de dente é a cárie dentária, que geralmente é causada por má higiene bucal. Todos nós temos vários tipos de bactérias na boca que se alimentam de restos de comida. Se essas bactérias não forem controladas através da higiene bucal, a chamada placa pode se formar. Com o tempo, esse biofilme degrada a superfície do dente. Se esse dano ao esmalte não for tratado, pode atingir as terminações nervosas.
Fraturas
As fraturas também são uma causa de dor de dente. Marcelo Madureira Montroni explica que quando há danos na área, a dentição pode ficar exposta, tornando a área ainda mais sensível. O choque também pode levar a complicações, como trauma nas raízes ou nos tecidos de suporte, desse modo, nesses casos, é mais fácil determinar a origem da dor.
Sensibilidade
Em se tratando sobre sensibilidade, a sensibilidade também é uma causa muito comum de dor de dente, e pode vir de duas maneiras: do desgaste do esmalte ou da raiz exposta ou da erosão do dente. Marcelo Madureira Montroni explica que esses processos tornam os dentes mais porosos e expõem a dentina interna muito sensível dos dentes. Essa condição é caracterizada pela dor quando os dentes entram em contato com substâncias mais quentes ou mais frias que o normal.
Bruxismo
O bruxismo é uma condição em que o paciente desenvolve o ato involuntário de apertar ou ranger os dentes. Isso pode acontecer até mesmo enquanto você está acordado, mas é mais comum quando você está dormindo. Esse movimento cria muito atrito nos dentes, causando desgaste e até quebra, dependendo da intensidade e da força aplicada. Com o tempo, a dentina fica exposta e a dor não é barata. Além disso, mesmo que involuntariamente, essa força excessiva pode causar danos não só às estruturas de suporte dos dentes, mas como cabeça, maxilar e toda a região, tornando a área mais sensível.