Títulos verdes: o que são e como funcionam

Katy Meira
Katy Meira

Você já ouviu falar em títulos verdes? O empresário Márcio Alaor de Araujo vai explicar o que são os também chamados green bonds. Estamos falando de uma espécie de investimento sustentável, no qual os recursos precisam ser direcionados para iniciativas ambientais. Confira mais informações:

O que são?

O funcionamento é bastante similar a outros títulos de renda fixa, no momento do investimento acontece um empréstimo do dinheiro em troca da rentabilidade no momento da aplicação. Essa é uma alternativa de investimento para todo e qualquer investidor.

A diferença do título verde em relação aos demais títulos é que o destino dos recursos é diferente, aponta Márcio Alaor de Araujo. Os recursos captados precisam ser obrigatoriamente utilizados em algum projeto ambiental. Realizar investimentos de cunho sustentável, além de ser uma forma de gerar lucro, ainda ajuda o meio ambiente.

Geralmente os projetos sustentáveis tem uma duração bastante longa, por isso, grande parte dos investidores de título verde são os investidores institucionais. Se o título for destinado especificamente para projetos de redução do efeito estufa e em relação às mudanças climáticas, ele se chama Climate Bonds.

Como funcionam?

Os investidores que optam pelo green bonds, assim como em quaisquer outros títulos de dívidas, estarão emprestando seu dinheiro para organizações que podem ser privadas ou públicas, diz Márcio Alaor de Araujo. Ainda assim, não muda o fato de ser um investimento vantajoso financeiramente e que está ajudando em causas ambientais. 

Os títulos verdes podem ser emitidos como letras financeiras (LF), debêntures incentivadas ou comuns, certificado de recebíveis imobiliário (CRI), certificado de recebíveis do agronegócio (CRA) ou cotas de fundos de investimento em direitos creditórios (FIDC), afirma Márcio Alaor de Araujo. Pesquise a melhor opção para você e invista nesse investimento inteligente. 

Share This Article
Leave a comment

Deixe um comentário