Infecções urinárias podem acometer homens e mulheres. Contudo, dados apontam que a incidência do distúrbio é mais presente em mulheres. Entenda o porquê com o Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes, médico urologista, mestre e doutor na área.
De forma objetiva, o motivo pelo qual infecções urinárias acometem mais mulheres é a anatomia feminina, explica o Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes. A uretra masculina mede por volta de 20 centímetros, já a uretra feminina possui cerca de 4 centímetros. Dessa maneira, o canal da uretra feminina está muito mais suscetível à infecções.
A anatomia da mulher, em relação à proximidade do ânus e vagina propicia uma facilidade maior em contrair infecções. Por esse motivo, o Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes ressalta a importância de realizar uma boa higienização na região íntima e isso vale tanto para homens como para mulheres.
Nesse sentido, em relação à higienização, é necessário manter uma higiene adequada e fazer o uso de produtos que não agridam o ph da região íntima, sendo esses, fatores concomitantes para o surgimento de bactérias.
O Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes especialista em urologia minimamente invasiva, sendo co-autor do livro Urologia Minimamente Invasiva, salienta a importância de manter hábitos que visem diminuir o risco de contração de bactérias, por isso, ressalta a proeminência de realizar a limpeza íntima de forma correta, no sentido da vulva para o anus, como forma de impedir a contração de bactérias para a uretra.
Além disso, o uso de géis espermicidas e ato sexual podem desencadear o distúrbio, por isso, o Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes, assim como diversos outros doutores, indica realizar a micção após o ato sexual.