Jacques Dimas Mattos Albuquerque de Souza

Pensamento filosófico: descubra os princípios fundamentais do estoicismo 

Katy Meira
Katy Meira
Jacques Dimas Mattos Albuquerque de Souza

Segundo Jacques Dimas Mattos Albuquerque de Souza, entendedor do assunto, o estoicismo é uma filosofia que busca orientar a vida humana. Trata-se de uma filosofia recheada de princípios fundamentais que ajudam na promoção da virtude, sabedoria e serenidade diante dos desafios da vida. 

Neste artigo, iremos apresentar e conhecer os princípios fundamentais dessa doutrina filosófica helenística, fundada por Zenão de Cítio na Grécia, em Atenas, no início do Século III a.C. Prossiga consumindo o conteúdo para saber mais sobre o estoicismo. 

Princípios fundamentais do estoicismo 

A aceitação do que não pode ser mudada 

Um dos princípios fundamentais da doutrina filosófica do estoicismo é a importância de aceitar aquilo que está além do nosso controle. Como comenta Jacques Dimas Mattos Albuquerque de Souza, os estóicos acreditam que é mais importante nos concentrarmos nas ações e decisões que estão sob o nosso controle e aceitarmos serenamente aquelas que não podemos alterar. 

Indiferença às coisas externas 

Outro princípio elementar para filosofia estóica é a indiferença às coisas externas. Isso porque, eles acreditavam e argumentavam que a verdadeira felicidade vem de dentro e não está atrelada a bens materiais ou eventos externos. Para eles, uma vida feliz implicava naquilo que vem de dentro e não de fora. 

Jacques Dimas Mattos Albuquerque de Souza
Jacques Dimas Mattos Albuquerque de Souza

Viver de acordo com a natureza 

Conforme explica o leitor assíduo Jacques Dimas Mattos Albuquerque de Souza, o princípio de viver de acordo com a natureza implica em entender que todos os eventos fazem parte de um plano maior e que devemos agir de acordo com as leis naturais. Para os estóicos, essa era uma forma primordial de alcançar a verdadeira paz interior. 

Desapego das paixões e emoções excessivas 

Os estóicos também tinham como princípio a calma e a compostura diante das paixões. Esse princípio é uma forma de evitar ser dominado por emoções excessivas, por isso esse povo recomendava a prática da autoconcentração e a análise racional das emoções, resultando em uma vida mais tranquila. 

A importância dos princípios fundamentais do estoicismo 

Como ressalta o fã de assuntos filosóficos, Jacques Dimas Mattos Albuquerque de Souza, além dos princípios citados acima, existem outros, como prática da virtude, preparação para a adversidade e autoconhecimento. Esses princípios são importantes porque demonstram a forma para alcançar uma vida significativa, resiliente e ética.  

Em conclusão, esses princípios são importantes para oferecer orientações filosóficas e práticas para lidar com os desafios diários, alcançando a sabedoria necessária para uma vida plena e feliz. Então, está preparado para começar a praticar os princípios do estoicismo? 

Share This Article
Leave a comment

Deixe um comentário