Você sabe o que é o músculo do quadríceps? Como explica o empresário Sergio Wilfrido Vasques Benitez o quadricípite femoral trata-se de um músculo composto de quatro cabeças da coxa, sendo que cobra quase que completamente o osso do fémur. Para os frequentadores de academia e praticantes da musculação, hipertrofiá-lo é um dos grandes desafios, por isso se deseja saber os melhores exercícios para desenvolver um dos mais fortes músculos do corpo humano, confira abaixo algumas opções para o seu treino ficar excelente:
Leg Press
Sendo o terror de muitos, e amado por outros, a máquina denominada Leg Press traz um exercício multiarticular para a região do quadríceps. Não tão indicado para os iniciantes, por conta do peso elevado do equipamento em algumas academias, o exercício tem como execução fazer com que o aluno sente no aparelho, apoie os pés na plataforma e empurre o peso, mantendo a coluna ereta. O empresário acrescenta que é importante observar o posicionamento dos pés, para não lesionar o joelho.
Cadeira extensora
Tendo como foco trabalhar na movimentação das 4 partes do músculo do quadríceps, a extensora segue na lista das mais optadas pelos alunos. Além de aumentar a força muscular da região, o exercício de extensão de coxa serve para hipertrofiar a região, fortalecê-la e auxiliar no ganho de resistência. Como explica Sergio Wilfrido Vasques Benitez, a ideia da execução é que o aluno estenda o joelho para causas da hipertensão e contraia as coxas.
Agachamento búlgaro
Neste caso, podendo ser feito de forma livre, com ou sem peso, o exercício é classificado como multiarticular e unilateral. Sendo geralmente executado no início dos treinos, para extrair o máximo do músculo, o exercício bulgário também trabalha a região do glúteo. Para Sergio Wilfrido Vasques Benitez a execução do exercício exige equilíbrio, uma vez que necessita de um banco para apoiar um dos pés, na altura do joelho, enquanto o pé da frente fica apoiado no solo.
Agachamento com salto
Chamado também de Squat jump, este é um exercício que estimula quase todos os músculos das pernas e coxas, com destaque para o quadríceps. Sendo usado também para compor os treinos de HIIT e funcional, o agachamento com salto é indicado para fortalecimento muscular da região e traz dinamicidade para o treino. O empresário Sergio Wilfrido Vasques Benitez considera que a execução consiste em pular e no final realizar o agachamento padrão.
Agachamento com barra
Sendo um exercício muito executado para trabalhar a região do glúteo, o agachamento livre também trabalha a região do quadríceps uma vez que fortalece as pernas. Todavia, como acrescenta Sergio Wilfrido Vasques Benitez deve ser feito mediante acompanhamento, para que não haja lesão, principalmente na lombar do aluno. Assim, com o peso das costas, pés afastados e paralelos, o aluno deve agachar e subir sem realizar a retroversão pélvica.
Flexão nórdica reversa
Muitos pensam que trabalha a região abdominal, mas é um exercício que trabalha especificamente a região do quadríceps, porém necessita de consciência corporal e equilíbrio para executá-lo. Conforme pensa Sergio Wilfrido Vasques Benitez, para executar o movimento, o aluno não deve erguer muito o joelho quando se inclinar para trás, além de que o abdômen deve estar contraído para não sobrecarregar a coluna.