Já é de entendimento universal que a educação desempenha um papel fundamental no desenvolvimento do ser humano, afirma a entusiasta Hanna Yakoby. Neste contexto, têm sido desenvolvidas diferentes estratégias que permitem abranger a sociedade por completo para que o acesso à instrução seja disponibilizado a todos, e um dos principais exemplos disto é a educação inclusiva.
Você já conhece este conceito? Se ficou com interesse em saber mais sobre este assunto, continue a leitura deste artigo e entenda a importância deste ensino para a sociedade.
O que é educação inclusiva?
Como o nome já diz, a educação inclusiva é um conceito que tem como objetivo promover uma educação de qualidade que possa incluir todas as pessoas, sem nenhum tipo de restrição, e que apoie e respeite as diversidades, independente de questões como características, necessidades ou condições específicas.
A principal intenção deste formato de educação é o acolhimento personalizado para crianças, jovens e adultos com deficiência, que possuem barreiras de aprendizagem, transtornos globais e altas habilidades/superdotação, explica a entusiasta sobre o tema Hanna Yakoby.
Qual o objetivo deste formato de educação?
A educação inclusiva tem como principal objetivo o estabelecimento de mais igualdade no oferecimento de possibilidades e oportunidades para todos quando o assunto é educação e aquisição de conhecimentos. Isso se dá a partir do momento em que as instituições de ensino reconhecem a diversidade de seus alunos e passam a desenvolver estratégias e estruturas que mudem a cultura escolar a fim de receber todas as pessoas independente de suas condições individuais.
Qual a importância da educação inclusiva na sociedade?
Estas iniciativas possuem uma ampla gama de importâncias para a edificação de uma sociedade mais igualitária, justa e bem estruturada. Confira a seguir alguns dos principais motivos que comprovam esta importância.
- Desenvolvimento integral dos alunos: conforme explica Hanna Yakoby, a educação inclusive possibilita um acolhimento das necessidades individuais de todos os alunos, permitindo um desenvolvimento completo a todos através de uma educação de qualidade e que os prepare para o futuro.
- Aprendizado mútuo: outra grande vantagem da inclusão educativa é a sua capacidade de promover um aprendizado em conjunto, a partir do compartilhamento de experiências e conhecimentos, enriquecendo o processo educacional e possibilitando o desenvolvimento de indivíduos mais tolerantes e que respeitem as diversidades.
- Capacitação de professores: a entusiasta Hanna Yakoby afirma também que existe uma maior capacitação dos profissionais da educação quando estes atuam em contextos de mais inclusão e diversidade, possibilitando uma formação ainda mais adequada e criando maiores oportunidades de educação de qualidade.
Para concluir, Hanna Yakoby indica que a educação inclusiva está repleta de benefícios e importâncias, além de precisar lidar com inúmeros desafios educacionais e políticos. No entanto, com incentivos e preparações de diversos tipos é possível estabelecer novos caminhos na educação que transformam as vidas de crianças, jovens e adultos em todas as suas diferenças e características.