Um colégio estadual de São Paulo, a Escola Estadual Deputado Pedro Costa, foi anunciado como um dos três finalistas do prestigiado “Prêmio Melhores Escolas do Mundo 2024” na categoria de colaboração comunitária. A escola, localizada na zona norte da capital paulista, se destaca por suas atividades de xadrez e atletismo, que promovem a integração e o desenvolvimento dos alunos.
Os concorrentes internacionais incluem o Colégio María de Guadalupe, em Buenos Aires, e a Salomé Ureña Leadership Academy MS 322, em Nova York. Cada uma dessas instituições apresenta características únicas que as tornam modelos de excelência educacional. O colégio argentino é reconhecido por seu foco na inclusão de jovens no mercado de trabalho, oferecendo capacitação profissional e apoio financeiro. Já a escola americana se destaca por seu apoio a filhos de imigrantes, com programas de transição bilíngue e atividades comunitárias.
O prêmio, organizado pela T4 Education, visa transformar a educação globalmente, reunindo uma comunidade de mais de 200 mil professores de mais de 100 países. O vencedor de cada categoria receberá um prêmio de 10 mil dólares, com o resultado previsto para ser anunciado em 24 de outubro.
O Colégio María de Guadalupe, em Buenos Aires, atende 700 alunos em um bairro carente e tem como missão capacitar estudantes economicamente vulneráveis. A escola combina aprendizado acadêmico com desenvolvimento profissional, oferecendo mentorias e programas de inclusão laboral que preparam os alunos para o mercado de trabalho.
A Salomé Ureña Leadership Academy, em Nova York, foca na transformação da vida de filhos de imigrantes, oferecendo um ambiente de aprendizado bilíngue e integrando a comunidade nas atividades escolares. A escola promove a alfabetização e o desenvolvimento emocional e cognitivo dos alunos, preparando-os para serem cidadãos ativos e conscientes.
Essas instituições exemplares mostram como a educação pode ser um agente de mudança social, oferecendo oportunidades e suporte para alunos de diferentes contextos. A competição entre essas escolas destaca a importância de práticas educacionais inovadoras e inclusivas.
Independentemente do resultado, a participação da Escola Estadual Deputado Pedro Costa no prêmio internacional já é um reconhecimento significativo de seu impacto positivo na comunidade e na vida de seus alunos.