Cláudia Angélica Martinez

Uma vida melhor: educação financeira nas finanças pessoais 

Katy Meira
Katy Meira
Cláudia Angélica Martinez

A cultura brasileira é conhecida como uma das mais consumistas do mundo. À vista disso, a célebre Cláudia Angélica Martinez entende que a educação financeira pode contribuir para a melhor organização das finanças pessoais, contribuindo para uma sociedade menos endividada. Você está sofrendo com o acúmulo de dívidas? Acompanhe o artigo e saiba como a educação financeira pode ajudar nas finanças pessoais. 

O que é educação financeira? 

Segundo a mulher de negócios Cláudia Angélica Martinez, a educação financeira consiste no ensinamento e aprendizado de métodos que auxiliam os indivíduos a lidarem melhor com o próprio dinheiro. Logo, esse tipo de educação se faz essencial para que a sociedade aprenda a não se endividar desnecessariamente.

Portanto, pode-se compreender como educação financeira uma disciplina que possui o propósito de ensinar os alunos a como monitorarem e administrarem o próprio dinheiro, fazendo com que os mesmos sejam consumistas controlados. Assim, esse tipo de educação contribui para a prosperidade de uma determinada comunidade. 

O que são finanças pessoais?

Ainda, como indica a economista brasileira Cláudia Angélica Martinez, as finanças pessoais contemplam todas as atividades que abrangem os recursos financeiros de um indivíduo ou uma família, frente a alguma tomada de decisão importante. A mesma é responsável por estudar a utilização do dinheiro efetuado pelo indivíduo ou pela família. 

Desse modo, esse conceito possui o objetivo de permitir que os indivíduos possam visualizar como estão sendo direcionados seus gastos mensais, auxiliando os mesmos a identificarem e cortarem gastos desnecessários, o que exerce forte influência no desenvolvimento de uma sociedade mais saudável financeiramente.

Qual a importância da educação financeira para as finanças pessoais? 

Ademais, como comenta a empresária Cláudia Martinez, considerando que a educação financeira fornece o aprendizado de como lidar com o dinheiro, e que as finanças pessoais consistem em todas as atividades que englobam a utilização do dinheiro, a primeira desempenha um papel de extrema importância para a segunda. 

Isso porque essa educação permite que o indivíduo possa ter maior controle sobre suas finanças pessoais, possibilitando que o mesmo possa administrar seu dinheiro de maneira consciente, ajudando a criar oportunidades financeiras. Dessa maneira, a mesma ajuda no desenvolvimento de uma sociedade mais independente financeiramente.

Você está extremamente endividado? Utilize a educação financeira para reverter o atual cenário das suas finanças pessoais.

Share This Article
Leave a comment

Deixe um comentário