Márcio Alaor de Araújo

Saiba maneiras eficazes de incentivar seus colaboradores

Katy Meira
Katy Meira
Márcio Alaor de Araújo

Incentivar os colaboradores de maneira assertiva para com seus colaboradores é uma das grandes tarefas que um gestor necessita desenvolver ao longo de seu trabalho, assim como Marcio Alaor de Araujo, executivo e empresário. Desse modo, se você é empreendedor, gestor ou coordenador e deseja saber maneiras de engajar sua equipe, este artigo é para você. Acompanhe o texto e entenda como melhorar esse segmento pode ser vantajoso para sua empresa.

Em primeiro lugar, Marcio Alaor de Araujo ressalta a importância de incentivar e motivar os funcionários dentro de uma companhia, isso porque quando motivados conseguem entregar bons resultados para a empresa, trabalhando de maneira produtiva e uníssona com o restante da equipe. Dessa maneira, não há dúvidas sobre os benefícios que incentivos aos funcionários podem trazer para a empresa.

Há muitas formas de incentivar a equipe, como por exemplo: happy hour, comemorações dedicadas aos aniversariantes do mês, participação nos lucros da empresa, almoço em equipe, recepção de novos colaboradores, festas e eventos em relação às datas comemorativas, como Halloween, festa junina, fim de ano etc. 

Flexibilidade da carga horária

Uma das maneiras de incentivar os colaboradores é flexibilizando a carga horária do trabalhador, isto é, é possível traçar metas e checklists de tarefas que necessitam ser cumpridas até o final do dia, como é possível deixar ao critério do colaborador qual o melhor período para trabalhar, na parte da manhã ou da tarde. Isso, com certeza, se transformará em um diferencial em sua companhia.

Benefícios e descontos

Além disso, outro ponto que Marcio Alaor de Araujo diz ser importante é a ampliação de benefícios, fora da seara comum de vale alimentação e transporte. Hoje, grandes empresas, visando o bem-estar de seus funcionários, oferecem, por exemplo, gympass. Desse modo, pense em planos de saúde, gympass, parcerias com outras instituições e demais maneiras. Em se tratando sobre instituições, Marcio Alaor de Araujo ressalta que oferecer descontos para cursos e pós dos colaboradores pode ser uma ótima alternativa em manter os colaboradores atualizados e produtivos.

Instaurar o regime de home office

Pesquisas apontam que o home office reduz as taxas de estresse, aumenta a qualidade de sono e produtividade do colaborador. De fato, ao trabalharem em home office, os funcionários não precisam se preocupar com a locomoção até o trabalho, o que,  em média, em São Paulo, gira em torno de 1h30. Portanto, elabore uma boa transição para o home office, verifique se o funcionário possui todos os materiais necessários para desempenhar suas funções em casa e pense em maneiras de gerir sua equipe remota de maneira assertiva, complementa Marcio Alaor de Araujo.

Share This Article
Leave a comment

Deixe um comentário