O preconceito no momento decisivo da contratação é algo que ainda assola os brasileiros. À vista disso, o ilustre advogado Bruno Burilli, entende que é importante que as pessoas conheçam mais sobre seus direitos como trabalhadores. Já enfrentou algum tipo de preconceito no momento da contratação? Continue acompanhando e veja mais sobre esse importante assunto:
O que é o direito ao trabalho?
Conforme explica Bruno Burilli Santos, o direito ao trabalho pertence à área do direito privado, tendo o mesmo a responsabilidade de administrar as competências jurídicas que são aplicadas nas relações entre os empregados e empregadores. Ainda, este direito também é responsável por reger o momento da contração até o desligamento do funcionário na empresa.
Logo, ele também possui a finalidade de regular as relações empregatícias, protegendo os trabalhadores no momento da entrevista de emprego, garantindo que os candidatos não sejam rejeitados por alguma característica que seja alvo de preconceito por parte dos empregadores, e garantindo segurança aos direitos do mesmo até o desligamento com a empresa.
Qual é o objetivo do direito ao trabalho?
Ainda, como comenta o célebre Bruno Burilli Santos, assim como qualquer área do direito, a trabalhista é regida por um objetivo. Desse modo, o mesmo contém a finalidade de desenvolver uma relação estável entre os trabalhadores e empregadores, para proteger e preservar a força trabalhista de uma nação.
Ademais, esse direito é contemplado por alguns elementos que auxiliam na aplicação do mesmo nas interações trabalhistas, como:
- Garantia da continuidade da relação de emprego;
- Princípio da irrenunciabilidade do direito ao trabalho;
- Primazia da Realidade;
- Proteção.
Qual a importância do direito ao trabalho?
Por fim, como indica o doutor Bruno Burilli Santos, levando em consideração que muitas relações empregatícias sofrem algumas complicações provenientes de preconceitos, o direito ao trabalho desempenha um papel de suma importância na sociedade contemporânea, auxiliando a manter as relações de trabalho mais justas.
Portanto, é evidente que o direito em questão é fundamental para desenvolver um equilíbrio nas interações que dizem respeito ao meio empregatício, fazendo com que as mesmas sejam mais justas e abrangentes, permitindo que todos os cidadãos possam ter a oportunidade de conseguir um emprego digno.
Já enfrentou algum preconceito no momento da contratação? Não deixe que isso passe batido, procure um advogado especialista no assunto e exija o seu direito!