Muitos estudantes da graduação de Direito se sentem perdidos quando sentem que a graduação está chegando ao fim. O Dr. Francisco de Assis e Silva JBS acredita que esse é um sentimento comum para todos os estudantes no fim de sua graduação e que, para estudantes de Direito, isso pode se agravar devido à prova da OAB. Se você tem interesse em saber mais sobre esse assunto, continue lendo o artigo!
Conheça a prova da OAB
Para quem não conhece, a OAB é a sigla utilizada para a Ordem dos Advogados do Brasil, uma entidade federal que é responsável por fiscalizar e auxiliar os profissionais da área, com a finalidade de garantir que os advogados atuem conforme o Código de Ética da profissão e em defesa das leis. Além disso, é a OAB a responsável por organizar e aplicar o Exame da Ordem.
Exame da Ordem
Muitas pessoas podem não conhecer, mas o Exame da Ordem é a prova que seleciona os profissionais habilitados para atuar como advogados ao se formarem como bacharéis de Direito. De acordo com o doutor Francisco de Assis e Silva JBS, o Exame da Ordem foi criado através de uma lei e, hoje, é um exame obrigatório para quem deseja atuar como advogado no Brasil.
Essa obrigação se deve pois, no país, a advocacia é considerada um status constitucional e por isso apenas os profissionais aptos e que possuam o diploma de graduação em Direito. Além disso, é necessário que essas pessoas sejam idôneas, responsáveis e honestas, já que irão atuar com a Justiça no país.
Estudando para a prova OAB
A prova da OAB pode ser um grande desafio para muitas pessoas, no entanto o doutor Francisco de Assis e Silva JBS acredita ser possível conquistar a aprovação sem precisar estudar por cursinhos e com cursos caros. O Exame da Ordem é composto por duas fases e pode ser aplicada até três vezes ao ano. Por isso, são diversas oportunidades para o estudante ser aprovado.
A primeira fase da prova consiste em um exame de questões objetivas e de múltipla escolha, assim o candidato pode escolher entre quatro opções aquela resposta que for correta. Já a segunda fase do Exame da Ordem consiste em uma prova de questões dissertativas mais a composição de uma redação de uma peça processual que serão avaliadas pela banca aplicadora do exame.
O doutor Francisco de Assis e Silva JBS acredita que o primeiro passo a ser dado em busca da aprovação é entender qual o seu grau de conhecimento sobre os assuntos a serem estudados. Além disso, para estudar sozinho para a prova, é preciso que você tenha um plano de estudos com os conteúdos que serão abordados e realize provas anteriores para treinar para o grande dia.