Paim destaca importância da política de cotas para acesso à educação

Katy Meira
Katy Meira

O senador Paulo Paim (PT-RS) celebrou, em pronunciamento no Plenário nesta quarta-feira (18), a aprovação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do projeto de lei que reformula o sistema de cotas no ensino federal (PL 5.384/2020). O parlamentar, que é relator do texto, destacou a importância da proposta para a educação na busca pela igualdade no acesso ao ensino independentemente de origem, cor ou condição social. A proposta segue para análise do Plenário.

— Aprimorar a política de cotas é fundamental para garantir uma maior inclusão e igualdade de oportunidades em todas as áreas, principalmente nos institutos e na educação superior. Estamos, com esta medida, removendo barreiras que por muito tempo limitaram o acesso de grupos historicamente marginalizados da educação de qualidade. Acredito firmemente que a educação é o caminho para um Brasil mais justo e igualitário — disse.

O senador ressaltou o progresso alcançado com a política de cotas, aumentando significativamente a presença de grupos historicamente “marginalizados” nas universidades públicas. Ele enfatizou que a capacidade dos jovens, independentemente de sua origem, cor e condição social, já demonstrou o seu potencial de luta contra todo tipo de preconceito.

— Este projeto é um testemunho da nossa determinação em construir um país onde todos tenham a chance de crescer e de prosperar. Nossa nação merece uma educação superior que esteja ao alcance de todos os seus cidadãos, e é nosso dever assegurar que isso se torne realidade. Que possamos seguir adiante na construção de um Brasil mais justo e igualitário — declarou.

Share This Article
Leave a comment

Deixe um comentário