MINISTRO DA EDUCAÇÃO 2023: veja quem deve assumir o MEC no governo Lula

Katy Meira
Katy Meira

Após um primeiro anúncio na sexta-feira (9), o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prepara a divulgação de novos nomes para sua equipe de ministros.

Há a expectativa de que o segundo anúncio ocorra entre esta segunda (12) – após a diplomação de Lula e do vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) – e amanhã.

MINISTROS DE LULA JÁ ANUNCIADOS


Casa Civil: Rui Costa, governador da Bahia até dezembro
Fazenda: Fernando Haddad, ex-prefeito de São Paulo
Defesa: José Múcio Monteiro, ex-ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) e ex-ministro de Relações Institucionais
Justiça e Segurança Pública: Flávio Dino, senador eleito pelo Maranhão e ex-governador do estado
Relações Exteriores: Mauro Vieira, ex-chanceler e embaixador do Brasil na Croácia
QUEM VAI SER O MINISTRO DA EDUCAÇÃO DE LULA?
No Ministério da Educação, as bancadas de deputados e senadores do PT tentaram emplacar o líder do partido na Câmara, Reginaldo Lopes (MG).

No entanto, a disputa deve ser vencida pela governadora do Ceará, Izolda Cela (sem partido), apesar da pressão contrária do PT. A professora que deixou o PDT neste ano para apoiar Lula é considerada uma das responsáveis pela evolução da educação pública em seu Estado.

Aliados de Lula no Ceará argumentam que Izolda “perdeu muito” ao apoiar o petista, como uma amizade de anos com Ciro Gomes, presidenciável derrotado do PDT, e cobram sua nomeação.

Neste ano, Izolda Cela tentou concorrer ao Senado, mas abriu mão da candidatura em prol de uma aliança do PT com o PSD em Minas.

O Ceará é considerado exemplo nos índices de avaliação de educação básica. Izolda conta com o apoio público de organizações como o Todos Pela Educação e a Fundação Lemann.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO NO GOVERNO BOLSONARO


O atual ministro da Educação, no governo Bolsonaro, é Victor Godoy Veiga (em exercício desde março/22). Antes, a pasta foi ocupada por Ricardo Vélez (Jan-Abr/19), Abraham Weintraub (abr/19-jun/20) e Milton Ribeiro (jul/20-mar/22).

Share This Article
Leave a comment

Deixe um comentário