Tradição de Réveillon: Por que comemos lentilha no Ano Novo?

Katy Meira
Katy Meira

A virada de ano é sempre um momento de reflexão para a maioria das pessoas. A tradição da passagem anual também é marcada por superstições. Há quem se apegue aos simbolismos e rituais como forma de aumentar as chances de um novo tempo de prosperidade, boas energias, saúde abundante, e muito mais. A lentilha é peça-chave dos supersticiosos. A leguminosa é sempre lembrada neste período festivo.

A tradição de comer lentilha na passagem de ano foi trazida para o Brasil pelos imigrantes italianos. A corrente diz que o grão, que é parecido com o feijão, deve ser o primeiro alimento consumido no Ano Novo, tão logo o relógio marque a virada, para atrair um novo ano farto e próspero financeiramente. A receita é comer uma colher de sobremesa com, pelo menos 12 grãos, para que não falte dinheiro ao longo da nova temporada. A razão dessa ligação é que o formato redondo e achatado da lentilha é parecido com o de uma moeda.

Se por um lado as pessoas não abrem mão da leguminosa no Réveillon, o alimento é por vezes esquecido durante os outros dias do ano. Mas, não deveria ser assim, uma vez que a lentilha traz muitos benefícios à saúde. “Ela é uma importante fonte de fibras, de proteína, vitaminas do complexo B, ácido fólico e minerais como ferro, cálcio, fósforo. As fibras presentes na lentilha proporcionam a sensação de saciedade, auxiliam no controle do colesterol e, o ferro, quando associado ao consumo de um alimento rico em vitamina C, é melhor absorvido e atua na prevenção e no tratamento da anemia,” destaca Larissa de Oliveira, nutricionista e professora do curso de nutrição do UniBH.

Segundo Larissa, a leguminosa é bem versátil na culinária e pode estar presente em diversos pratos, como caldos, saladas, sopas, além de ser um ótimo acompanhamento para o arroz. “Aliás, quando associado a um cereal como o arroz, ela traz uma combinação importante de aminoácidos. Os aminoácidos da lentilha complementam os aminoácidos do arroz,” revela.

O PREPARO


A nutricionista ressalta que, no preparo do alimento, o ideal é escolher bem os grãos, lavá-los e cozinhá-los sob pressão na proporção de duas partes de água para uma parte de lentilha. “O cozimento é bem rápido, então é preciso tomar cuidado com o tempo, quando se usa a panela de pressão. Na panela comum, fica pronta cerca de 15 a 30 minutos. Não precisamos trocar o feijão pela lentilha, mas é uma sugestão interessante para quem deseja variar no consumo de leguminosas,” explica Larissa.

RECEITA


Para quem quer aproveitar para incluir a lentilha no cardápio, depois de saber de todos os seus benefícios, segue abaixo uma receita simples:

INGREDIENTES
1 e ½ xícara (chá) de lentilha
1 colher de sopa de azeite
30 gramas de calabresa
1 unidade de cebola
3 dentes de alho
1 cubo de caldo de carne
2 xícaras de caldo de carne
Uma pitada de sal
Cebolinha e salsinha a gosto


MODO DE PREPARO


Despeje uma xícara e meia de chá de grãos de lentilha em uma tigela, acrescente água e deixe de molho por, no mínimo, 8 horas.
Em uma panela, acrescente uma colher de sopa de azeite. Refogue a calabresa, a cebola e o alho.
Após refogar, acrescente a lentilha hidratada e o caldo de carne.
Acrescente a água, o sal e misture bem.
Cozinhe por 15 minutos.

Share This Article
Leave a comment

Deixe um comentário